sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Fazendo um bom proveito

Dedico este conto a Karoline Paiva, vulgo Kekinha. :D


A escuridão já havia tomado conta da cidade, e ela ainda estava sentada naquela mesma cadeira, segurando sua lapiseira, gastando grafite, resolvendo cálculos matemáticos. Acima de sua cabeça havia uma estante, cheia de livros paradidáticos perfeitamente organizados. O quarto todo era organizado e arrumado, mas tão sem vida; sem personalidade.
Lara parou de estudar às 19h para jantar, e voltou a estudar em seguida. Foi dormir às 22h, logo após organizar seus materiais escolares.
A rotina de Lara repetia-se dia após dia, durante todos os seus anos escolares. Sempre estudando em excesso, tirando notas altas em consequência de grande esforço e abdicando de sua vida social. Era uma certinha nata, nunca fizera nada de errado ou excitante. Fora certa vez a uma festa, mas se sentiu deslocada e cercada de vagabundos irresponsáveis.
Desde que Lara entrou no ensino médio, sua vida se voltou para o vestibular. Não fazia nada além de estudar. Sua meta era entrar no curso de medicina. Não que fosse seu sonho ou que tivesse afinidade, mas era o que dava dinheiro, era o que todo mundo dizia ser bom, então ela faria.
Havia uma garota na classe de Lara que a irritava. Tirava notas baixas, mas não ligava. Tinha um argumento incrível, mas não se esforçava para expressá-lo. Ela precisava de horas no espelho, treinando falas que parecessem intelectuais, mas aquela garota... aquela vagabunda irresponsável. “Não vai ser ninguém na vida” pensava.
Faltavam apenas duas semanas para o vestibular, e Lara não media mais horários de estudo. Toda hora era hora de estudar. Estudou, estudou, estudou. Sua vida dependia disso, na sua concepção. Odiava todas aquelas matérias, não era inteligente, mas se esforçaria até criar calos mentais para conseguir. Para ser alguém na vida.
Finalmente, chegou o dia do vestibular. Lara terminara de estudar às 21h no dia anterior, para conseguir dormir bem. Não conseguiu. Virou de um lado para o outro na cama e acordou cedo demais. Resolveu revisar todo o assunto até a hora de sair.
A mente de Lara estava completamente ocupada pelo vestibular. Enquanto caminhava em direção ao local da prova, relembrava todos os nomes complicados de Biologia e todas as fórmulas de Física. Estava tão concentrada nisso que, ao atravessar a faixa de pedestre, teve tempo apenas de vislumbrar o carro que se chocou fortemente contra ela, antes de cair no chão e sua visão escurecer. Logo, seu raciocínio parou. Logo, seu coração também parou. O sangue escorria pelo asfalto, e pessoas observavam com espanto.

Pobre garota.

Um comentário: