sexta-feira, 10 de maio de 2013


Significado de Entender
v.t.d. Apreender ou perceber valendo-se da inteligência; compreender.
Assimilar o propósito de alguma coisa.
 Escutar ou perceber.
v.t.d e v.t.i. Possuir competência ou conhecimento; saber.
Possuir a capacidade para depreender, inferir; deduzir.
Estabelecer uma meta; pretender.
v.t.d e v.pron. Estar relacionado com.
v.pron. Possui uma boa relação com alguém.
Ter consciência daquilo que realiza; resolver-se.
Ter como entretenimento ou atividade.
s.m. Refere-se à maneira de se pensar, entendimento.
(Etm. do latim: intendere)

Eu entendo, tu entendes, ela entende. Não entende nem tu, nem ela. Possivelmente, por completo, nem eu. Nós não entendemos. Vós nunca entendereis.

Entender.

O que se passa pela minha cabeça e pelo meu peito se assemelha a uma dissonância cognitiva. Entendo o que se passa, não entendo como entender o que sinto. Não entendem que sinto o que sinto e penso que deveria sentir bem, mas sinto mal. Eu entendo, ela não entende.

Entendo o vazio que se estende para suprimir o não entendimento do que se passa e o sentimento que vem junto. Ela não entende o que sinto ou o que penso. Ela não entende o meu entendimento. Ela entende que eu não entendo. Mas eu entendo e não entendo. Entendo sim, mas não entendo como mudar ou se devo mudar. Entendo o que parece mais fácil, o que dói menos, o que ela não entende. Ela entende o que ela acha bom e não entende por que eu não o acho. Ele talvez entenda, provavelmente entende.

Eu, tu, ela, eles. Sim, não.  Entender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário