sexta-feira, 8 de maio de 2009

Desfoque

Há uma vela de cera amarelo claro, esta envolvida por um plástico que aparenta certa resistência. A chama não emite muita luz, se for relacionar ao tamanho da vela - de corpo largo e comprido. Porém, a chama emite brilho o suficiente para iluminar; um brilho amarelo, este mais escuro e impactante que o do corpo, o qual pode ser focalizado apenas o centro, pois é delineado de forma desfocal, do mesmo tom de amarelo, que parece espalhar-se ao redor do núcleo da chama.
O calor aquece e derrete a cera, porém, esta não escorre pelo corpo da vela, pois, por este ser largo, a parte derretida acaba retida entre as bordas secas e ainda compactas.
A chama balança um pouco, sem regularidade, e causando um rápido piscar que, aos nossos olhos atentos, causa a impressão de que a chama irá apagar-se. A chama também exala um odor, não muito forte, nem suave. Algo como o cheiro dos incensos, porém menos doce. Um cheiro salgado, que quase me faz sentir seu sabor.
A chama começara a ficar menos visível, à medida que a cera derrete e o pavio queima, e o fogo desce para um nível mais baixo, e fica mais escondido, em caso das bordas que ainda envolvem a cera e, consequentemente, a amarela e meio desfocada chama.

3 comentários:

  1. Nossa,quanta ênfase, tá muito legal mesmo, na minha época de escola acho que nunca escrevia algo tão legal, acho que escreveria algo tipo "A vela era branca e pronto"

    ResponderExcluir
  2. parece com a vela lá de casa D:
    comofas/xD

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk, BOUA!
    Eu imaginei que seria um homem de neandertown, relatando a aparição de uma vela em sua caverna.

    ResponderExcluir